Blog

A ERGONOMIA NO TRABALHO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS

“Podemos dizer que a ergonomia é qualidade de vida dentro das organizações”.

Quando se trata do mercado de trabalho e de suas prioridades, umas das principais necessidades é a saúde e o bem-estar dos profissionais em sua jornada de trabalho. Há mais de 50 anos a ergonomia vem contribuindo com as empresas para tornar o ambiente de trabalho saudável e produtivo. Na prática, podemos dizer que a ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho e o tornar compatível às características físicas e psíquicas do ser humano.
O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora NR-17, orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento onde o profissional indica as melhorias que devem ser feitas para que o local atenda as condições mínimas de ergonomia.
Na ergonomia os especialistas buscam conhecer o perfil dos colaboradores, o tipo de atividade exercida e quais os riscos ergonômicos à saúde física e mental que a equipe está exposta. Podemos dizer que a ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada.
A análise ergonômica do trabalho pode ser feita por um profissional formado em fisioterapia ou educação física com habilitação em ergonomia. Para o fisioterapeuta e profissional ergonômico Celso Herrera, a ergonomia gera lucro e rentabilidade com qualidade de vida para os colaboradores. “A ergonomia é qualidade de vida e rentabilidade dentro das organizações. É uma prevenção que começa na estrutura da empresa como um todo e na total sinergia entre o profissional e todos os departamentos. É uma adaptação do local de trabalho e da postura do colaborador”, explica Celso.
Profissionais que trabalham sentados ou em pé precisam entender quais os fatores que influenciam na saúde. A má postura e as lesões causadas por esforços repetitivos ao longo do tempo provocam diversos males que comprometem a saúde, impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a mesma função.
“Um colaborador as vezes acaba passando mais horas por dia na empresa do que em sua própria casa. Nesse cenário, a ergonomia é uma grande aliada da empresa ao tornar essas horas de trabalho mais produtivas. Diante de um cenário econômico instável, a produtividade e o bom desempenho dos colaboradores fazem toda a diferença para manter a lucratividade do negócio. O colaborador vê que a vida dele vai melhorar, que ele vai sentir menos dores e com um ambiente de trabalho saudável ele vai produzir mais”, ressalta o fisioterapeuta Celso.
Para a empresa é importante que a ergonomia seja reconhecida e exigida por lei como fator determinante para a saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. A utilização correta das técnicas garante aos profissionais um ambiente favorável para a execução das tarefas reduzindo gastos, que vão desde afastamentos por problemas de saúde até acidentes do trabalho.
“A ergonomia quando praticada corretamente traz lucros e reduz gastos. Quando o colaborador está feliz ele trabalha feliz e gera mais rendimentos para empresa. Ele muda o olhar dele para empresa, ele passa a ter prazer no trabalho. A Ergonomia é um investimento rentável”, garante o fisioterapeuta.
A falta de ergonomia nas organizações pode gerar stress psicológico e stress fisiológico nos profissionais. Doenças e transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil. Pressão durante a jornada de trabalho levam a quadro depressivo, fobia e ansiedade.
De acordo com o fisioterapeuta a ergonomia pode ser dividida em duas etapas: a primeira o profissional faz uma avaliação de toda a empresa, de cada ambiente de trabalho. Conhecendo estas características é possível traçar as adaptações necessárias para cada setor.
A segunda etapa engloba outra área importante da ergonomia, a ginástica laboral. “A ginástica laboral é um fator que nós chamamos de biopsicossocial, e dividimos em três partes: a primeira é a bio, de biológica porque vai trabalhar com o corpo e com as dores, a segunda é a psico, de psicológico, a modificação feita na empresa pela ergonomia influencia no psicológico do trabalhador, com um ambiente melhor ele vai se sentir importante e isso eleva a autoestima e favorece a saúde. E o terceiro é o social, porque durante as atividades físicas ele vai conviver com todos os seus colegas, desde o diretor da empresa ao operacional. Então a ergonomia trabalha com a mente, o corpo e o social do colaborador”, explica Celso.
Celso cita alguns exemplos de análise ergonômica que pode prevenir diversas doenças, como por exemplo quem trabalha com computador, a cadeira deve conter ajuste de altura e encosto, para garantir conforto, o monitor deve ser ajustado de acordo com a linha de visão do colaborador, o teclado deve ser regulável e deve também estar alinhado aos cotovelos, os pés devem estar encostados no chão ou em algum suporte

apropriado. Outro fator importante de
“Podemos dizer que a ergonomia é qualidade de vida dentro das organizações”.acordo com o fisioterapeuta é a avaliação e correção da postura do colaborador, é preciso que o funcionário tenha consciência de que sua participação é fundamental para o sucesso da ergonomia na empresa e na saúde dele.
“Cedo ou tarde, a rotina de trabalho começa a pesar no nosso dia a dia. Já acordamos acelerados, e lá vem metas, pressões, não é fácil. Como corpo e mente andam juntos, é de suma importância mudarmos nossos hábitos para termos melhor qualidade de vida no trabalho e fora dele. Nesta fase é recomendável que a empresa busque através de treinamentos e palestras a conscientização dos funcionários acerca dos riscos ergonômicos e sua prevenção”, finaliza.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios