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Como superar momentos difíceis?

9 maneiras de aumentar sua resiliência

A capacidade de se recuperar de tempos difíceis pode ser aprendida.

Saiba mais sobre como tornar-se resiliente

Como você reage quando algo ruim acontece?

A. Amaldiçoa seu destino e reclama, reclama, reclama.
B. Esconde-se em seu quarto com uma caixa de lenços.
C. Avalia a situação e segue em frente.

Se você escolheu C, você é resiliente.

Resiliência é a capacidade de lidar com tempos difíceis, trauma e stress. Isso não significa que você não vai se sentir triste ou magoado quando coisas ruins acontecerem. Isso significa que quando na vida você cai em um buraco, você encontra uma maneira de sair.

Algumas pessoas parecem não ser resilientes. Elas podem ter dificuldades para lidar, quando confrontadas com uma doença ou trauma. Mas a resiliência não é um raro dom de poucos. As pessoas comuns de todas as idades têm. E aquelas que não têm podem aprendê-la.

Características das pessoas resilientes:

As pessoas que são resilientes tendem a ser otimistas. Elas assumem o controle de suas próprias vidas. Quando uma tragédia acontece, elas são capazes de manter o equilíbrio e trabalhar seu caminho através dos reveses. Suas atitudes podem ajudar a protegê-las da depressão e outros problemas de saúde mental.
As pessoas resilientes têm algumas características semelhantes importantes.

  • Têm uma rede de relacionamento com pessoas que cuidam e lhe dão apoio
  • São capazes de fazer planos e realizá-los.
  • Sentem-se bem sobre si mesmas e estão confiantes de suas habilidades.
  • Podem se comunicar e resolver problemas.
  • São capazes de lidar com impulsos e sentimentos fortes.
  • São capazes de aprender com as experiências de vida e aplicar essas habilidades de enfrentamento em suas vidas.
  • Se você não tem todas essas características, não se preocupe. Elas podem ser desenvolvidas.

 

Nove maneiras de se tornar mais resiliente

Não há um caminho certo para construir resiliência. Diferentes pessoas têm abordagens diferentes. Isto pode ajudar a pensar sobre quais características precisam ser mais trabalhadas. Concentre-se em torná-las mais fortes.

Aqui estão algumas ideias que podem ajudá-lo a tornar-se mais resiliente:

  1. Construa conexões. Ter relações fortes é o fator mais importante da resiliência. Saiba com quem você pode contar quando precisar de ajuda ou aconselhamento. Às vezes, serão membros da família ou amigos. Ou podem ser as pessoas que se encontram em um grupo de apoio ou na sua comunidade religiosa.
  2. Cuide de si mesmo mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Faça coisas que você gosta, que ajudam a relaxar. Coma bem, durma o suficiente e faça algum exercício. Verifique se você está em dia com sua saúde – exames periódicos e vacinas, bem como cuide de doenças crônicas, se você tiver alguma.
  3. Tome uma atitude. Pergunte-se: O que posso fazer para melhorar essa situação? Em seguida, faça. Isso pode ajudá-lo a recuperar um sentido de controle.
  4. Fique motivado com metas. Estabeleça algumas metas que você pode alcançar, e caminhe em direção a elas, mesmo que sejam pequenos passos.
  5. Siga o fluxo. As coisas sempre mudam – às vezes para o bem, às vezes para o mal. Concentre-se em mudanças que você pode controlar.
  6. Olhe para além do momento. Durante tempos difíceis, lembre-se que você vai passar por isso e com o tempo as coisas vão melhorar. Tente concentrar-se no quadro geral.
  7. Veja o lado positivo. Tente cultivar uma atitude positiva. Em vez de se concentrar no que está errado, volte sua atenção para o que é certo.
  8. Pratique a fala positiva. Dê a si mesmo o crédito para as coisas boas que você faz. Construa a confiança em suas próprias habilidades. Nós realmente somos o que pensamos.
  9. Aprenda com a experiência. Lembre-se de como você e outras pessoas têm lidado com os problemas do passado. Pense no que você fez e como você pode aplicar as lições que você aprendeu com o que está acontecendo agora.

FONTE:National Institute of Mental Health.

 

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