BlogCarreira

Entrevistador Empático Faz Toda Diferença no Processo Seletivo

Ser empático significa entrar no sentimento do outro, define o psicólogo Carl Rogers, que caracteriza a compreensão empática como A capacidade de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, de ver o mundo como ele vê (ROGERS; KINGET, 1977 apud GOBBI et al, 1998). Portanto, colocar-se no lugar do outro é compreender seu próprio contexto de vida e suas dificuldades. Quando aceitamos o outro como ele realmente é, com apreço e sem julgamentos, desenvolvemos a empatia.

O cartão de visitas de uma empresa é o seu processo de seleção de pessoal, e isso independe da contratação ou não do candidato. O essencial para o andamento dessa etapa é a postura que o selecionador assume. Ele deve:

  • Estabelecer um clima de conforto e segurança (realizar o rapport)
  • Ser educado e empático
  • Ficar atento aos gestos do candidato
  • Saber ouvir, filtrando os eventuais problemas que o candidato venha a expor
  • Possuir técnica, sabendo conduzir uma entrevista
  • E por fim, manter sigilo quanto às informações recebidas do candidato

Um entrevistador deve adquirir a capacidade de uma escuta ativa, ou seja, ouvir genuinamente o outro, sem pensar no que irá perguntar em seguida. Tal tarefa exige muito treino, e dessa maneira você começa a enxergar o mundo a partir de uma nova ótica, ouvindo ativamente e sem pré-julgamentos.

A empatia gera oportunidades de negócios, pois o candidato de hoje pode ser o seu cliente de amanhã, e o entrevistador de hoje pode ser o candidato de amanhã. Por isso, antes de descartar um currículo, faça uma entrevista por telefone ou skype, e se possível, chame o candidato para uma conversa pessoal. Antes de descartar um currículo, pense que essa situação poderia acontecer com você. Pensar sobre o que se faz, e não seguir no automático é o impulso para a mudança e melhoria no processo de busca por excelência.

GOBBI, Sérgio Leonardo, MISSEL, Sinara Tozzi (Org.) Abordagem Centrada na Pessoa: vocabulário e noções básicas. Editora Universitária UNISUL, 1998.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios