Blog

GESTÃO DE PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS

Entenda mais sobre esta área importantíssima para o mercado atual!!!

A área de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos como é mais conhecido, é o setor responsável por muitas atribuições estratégicas dentro de uma organização, é formado por um conjunto de técnicas e práticas realizadas pelos profissionais que atuam com a finalidade de gerir comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Nos tempos atuais, a área de Recursos Humanos, ou Gestão de Pessoas, das empresas está cada vez mais entendendo que o talento humano é capaz de erguer ou derrubar uma organização. Com essa visão, investem no bem-estar dos colaboradores para obter deles mais produtividade e, com isso, mais lucratividade.

Os profissionais que trabalham com Gestão de Pessoas já sabiam disso há muito tempo, mas foi observando que suas atividades estavam se tornando cada vez mais operacionais, com salários desmotivadores e estruturas de trabalho obsoletas, sendo que, em muitas vezes, eles eram demitidos pelos superiores, que tinham a visão do RH como um setor gerador de custos.

Apresentamos nesta matéria tudo sobre Gestão de Pessoas, para que os profissionais e empresários, sendo da área ou não, entendam a importância desse setor que está se tornando cada vez mais estratégico nas empresas, considerando que ele tem papel fundamental na captação, desenvolvimento e retenção dos melhores talentos, fatores que geram diretamente maior produtividade e lucratividade para as organizações.

 

Então o que é o setor de Gestão de Pessoas?

Hoje entende-se que, “o ser humano não é nenhum recurso e sim a solução”, por este motivo muitos profissionais da área preferem não chamá-la de RH e sim de Gestão de Pessoas, que é nada mais nada menos que todas as pessoas que fazem parte de uma organização, desempenhando suas tarefas de forma que tragam desenvolvimento, rendimento e o resultado esperado.

As áreas de atuação na Gestão de Pessoas estão ligadas à construção do relacionamento entre a empresa e os funcionários, realizando a gestão dos profissionais — muito além da contratação, como era vista no passado — em primeiro lugar, entendendo o perfil da empresa e o perfil de cada profissional atuante, para desta forma poder prezar pela implantação de ambientes corporativos favoráveis à criação e produtividade, criando condições para valorizar, motivar e reter os talentos da companhia.

 

Uma área extremamente estratégica

Com a valorização das pessoas no ambiente de trabalho, passamos a ter o setor de Gestão de Pessoas estratégico, pois, por meio dele, são contratados os perfis mais compatíveis com a cultura da empresa, os talentos são acompanhados de perto pela aplicação de avaliações de desempenho, o desenvolvimento profissional e a valorização do ambiente de trabalho são prioridades, assim como a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Outra mudança importante no setor é a digitalização dos processos. Dessa forma, a Gestão de Pessoas consegue focar plenamente a tomada de decisões estratégicas dentro da organização e, consequentemente, a eficiência e a entrega de resultados.

 

O que faz a área de Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é responsável pelo relacionamento entre a empresa e os funcionários. É o setor que deve melhorar os resultados da empresa com base nas pessoas, alinhando as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização.

Dessa forma, para que o profissional construa uma sólida carreira na Gestão de Pessoas, deverá estar em constante evolução e disposto a aprender, além de ter competências comportamentais diferentes das requeridas em funções operacionais.

 

Na próxima semana, 10/06, postaremos mais atribuições desse setor tão importante.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios