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MANUAL DO COLABORADOR

Manual do colaborador, manual do funcionário, manual de integração… Independente da nomenclatura utilizada, esses manuais que costumamos receber, ao sermos admitidos em uma empresa, possuem uma significativa importância para que conheçamos melhor a empresa, o que deve, o que pode, o que não deve e o que não pode fazer.

É através de códigos, manuais e normas que o trabalhador saberá de seus direitos, deveres, bem como poderá conhecer ainda mais o perfil e cultura da organização a qual está vinculado. Há empresas que, além de arquivarem o registro de recebimento do documento, registra ainda a assinatura em um termo de ciência sobre a leitura do manual. Informações da empresa como a visão, missão, valores, certificações, direitos, deveres, contatos, entre outras, podem ser encontradas nesses manuais.

O Manual contém as informações que um novo colaborador deve conhecer para desenvolver da melhor maneira seu trabalho para empresa, como: histórico, normas, direitos, deveres, benefícios, penalidades, estrutura organizacional, SMS (segurança, meio ambiente e saúde), organograma, fluxograma, valores, missão, visão, entre outros elementos significativos para uma adequação a cultura da empresa.
Como parte integrante dos manuais, podemos ainda, dependendo da organização, desenvolver um código de conduta, um código de ética, demonstrando que a empresa tem propriedades, valores e objetivos. O ideal seria que toda empresa, independente do porte, tenha um manual, um código de ética, enfim que tenha uma documentação que oriente os seus colaboradores à missão dessa empresa, através de bons princípios éticos e morais.
Portanto, ler e conhecer o que é a empresa, como faz e aonde quer chegar é de fundamental importância o crescimento tanto da empresa quanto dos seus colaboradores.
Fica a certeza que, quando o novo colaborador entra na empresa e recebe um exemplar do manual, juntamente com uma explicação, vai se sentir mais motivado e socializado, pois isto demonstra organização e acolhimento por parte da empresa.

OBJETIVOS

  • Conscientizar sobre as metas e objetivos;
  • Criar uma padronização;
  • Propiciar ao novo colaborador, seu rápido entendimento da empresa;
  • Propiciar bom clima e interação entre o colaborador e a empresa;
  • Explicitar deveres e direitos do colaborador perante a empresa; e
  • Facilitar o posterior treinamento do novo colaborador.
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