Blog

MERCADO DE FRANCHISING É INVESTIMENTO SEGURO COM RENTABILIDADE GARANTIDA MESMO EM MEIO À CRISE ECONÔMICA

Texto: Márcia Tomaz

Abrir o próprio negócio é sonho de muitos brasileiros, dar o primeiro passo tendo o suporte de uma grande marca ou uma rede consolidada por meio de franquia é uma das melhores opções de investimento seguro para quem quer conquistar uma fatia do mercado consumidor.
O setor não sentiu a crise e, mesmo durante o período de recessão mais intensa, apresentou crescimento com rentabilidade, abertura de novas unidades e geração de empregos.
Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as franquias vêm crescendo em ritmo gradativo e a continuidade de iniciativas para aumento de eficiência e inovação por parte das redes levaram o setor de franquias a um crescimento nominal de 8,4% no segundo trimestre de 2018, comparado com o mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734 bilhões.
As franquias geram também empregos, segundo a ABF a indústria do franchising obteve uma pequena elevação do nível de empregos no 1º semestre de 2018, uma alta de 2% no número de postos de trabalho no período, que passou de 1,200 milhão para 1,224 milhão de pessoas diretamente empregadas no setor.
Com a expansão do mercado e dados divulgados pela ABF, Cuiabá está entre as 30 maiores cidades brasileiras com o maior número de rede de franqueados. Segundo especialistas, o mercado de franchising é um investimento seguro porque a marca franqueadora já possui uma imagem construída, facilitando a identificação do negócio junto aos clientes. As franquias dão ao franqueado todo suporte necessário, e se algo não está saindo como o planejado, por exemplo, a franqueadora prestará assistência e orientará como proceder e reverter o quadro se for preciso. Antes de iniciar a franquia a empresa apresenta um plano de negócio. Para as franquias é essencial que a unidade cresça e se desenvolva alcançando objetivos e metas que darão sustentação e solidez à empresa, possibilitando que o franqueado também evolua nos negócios.
No Brasil existem três mil marcas em segmentos diversos, que vão desde serviços educacionais, varejo, comunicação, gastronômico, entre outros.Os números levaram o Desenvolve MT a realizar a primeira Feira de Franquias de Mato Grosso. O evento ocorreu em agosto de 2018 e reuniu cerca de 120 marcas de franquias de todo o Brasil, contou com palestras e consultorias especializadas.
“Nós temos conhecimento da força desse segmento no Brasil e, levados pelo momento econômico de recuperação da economia do país, depois de uma crise de dois anos sem precedentes na história da República Brasileira, vimos que era uma oportunidade rápida onde se tem um investimento seguro. E a feira foi uma forma de estimular o empreendedorismo no estado após a crise”, comenta o presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Vieira.
Para o presidente o grande diferencial das franquias é a segurança nos negócios. “Os números da ABF são muitos significativos, se compararmos uma empresa normal com uma franquia, podemos perceber que a vida útil da franquia é muito maior. Cerca de 80% das empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos, enquanto os números das franquias são proporcionalmente inversos, 9% fecham nos primeiros anos. Esse é o grande diferencial do mercado de franchising, o investimento seguro, o empresário tem um custo mais alto, tem as taxas, mas junto à tudo isso ele ganha um pacote de gestão com preços já calculados e taxa de retorno. Outro fator interessante das franquias é que já é um negócio experimentado pelo mercado isso, dá uma segura muito maior para o empresário que pensa em investir no segmento”, explica o presidente.
Com grande potencial econômico e um mercado a ser explorado o segmento em Mato Grosso surpreendeu os organizadores e estimulou o investimento no setor ao ver a quantidade de franqueadoras existentes no estado que já estão em expansão no mercado brasileiro. “Nós não sabíamos que existiam tantas franqueadoras nascidas no estado. Temos franquias que com menos de um ano deram um salto espetacular com mais de 14 lojas fora do estado. A ideia agora é estimular o empreendedorismo através de programas específicos para setor”, conta Adolpho.
Segundo Adolpho a Desenvolve MT pretende dar continuidade aos investimentos de franchising no estado. “Nós temos que olhar para Mato Grosso com um olhar empreendedor, mas o potencial de dentro de casa não é visto, temos aqui grandes marcas de franquias, tem muita gente pensando em trazer marcas de fora, e as vezes do nosso lado algo está dando certo, temos que valorizar as marcas de franquias do nosso estado”, comenta o presidente da Desenvolve MT.
O setor gastronômico é um dos que mais cresce no mercado de franchising. Há 11 anos atuando no mercado, o restaurante Dom Sebastião já é consagrado na capital principalmente pelo sabor inconfundível das pizzas. Com visão de mercado e experiência no segmento da gastronomia, o empresário e Chef do restaurante, Paulo dos Santos Leite, inaugurou recentemente uma rede de franquias.
“A ideia surgiu durante as viagens para o exterior e visitas em feiras de tecnologia e inovação de food service e na feira de franchising da ABF em São Paulo, onde pude identificar que o segmento de alimentação está em grande crescimento no setor de franquias. E para o futuro as previsões também são positivas, principalmente nas maiores tendências que são refeições personalizadas, alimentação saudável e sustentável, cozinhas étnicas e regionais e produtos artesanais com inovação e tecnologia”, conta o Chef. Com uma visão empreendedora Paulo enxergou o potencial e a possibilidade de expandir os negócios. “Se a gente quer ter várias unidades o importante é a gente ter um modelo de gestão e uma proposta bem definida que siga as tendências de mercado, treinamento de equipe, passar os conhecimentos para o franqueado dar o suporte necessário para ele ter o sucesso no empreendimento também”, conta o Chef. Ao todo o empresário conta com cinco lojas, a matriz que o fica na Avenida São Sebastião em Cuiabá, uma unidade em um hotel no Centro Político Administrativo, Pantanal Shopping, a recentemente inaugurada no Shopping Estação Cuiabá, o empresário também foi além das fronteiras mato-grossenses e inaugurou em agosto de 2018 uma unidade no Shopping Ibirapuera em São Paulo, que já conquistou o paladar paulistano.
Segundo Paulo já existem propostas para novas lojas na cidade. “Já temos propostas de vários estados, em São Paulo mesmo temos novos interessados já recebemos propostas para outras lojas, além do Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nosso objetivo é levar a nossa experiência para outras cidades. Outra meta nossa é expandir as franquias para o interior de Mato Grosso”, concluiu.

“O setor não sentiu a crise e, mesmo durante o período de recessão mais intensa, apresentou crescimento”
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios