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PARTE 2 | GESTÃO DE PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS

Entenda mais sobre esta área importantíssima para o mercado atual!!!

Continuando nosso assunto da semana passada e para entender melhor esses requisitos e no que aplicá-los, seguem algumas atribuições da área de Gestão de Pessoas.

 

Provisão da Gestão de Pessoas
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Ainda hoje, é possível encontrar empresas que enxergam a Gestão de Pessoas como o setor responsável somente pelo recrutamento e seleção (R&S) de pessoas, sendo que essa função apesar de ser uma das mais estratégicas nas organizações atuais, não chega nem perto da importância proposta por este setor, inclusive, existe um número cada vez maior de empresas que optam pela terceirização do processo de recrutamento e seleção especializado, pois atualmente o principal papel da área é o desenvolvimento dos colaboradores é isso sem dúvida consome muito trabalho e dedicação.

Já na terceirização do R&S, existe maior possibilidade acerto, porque uma empresa que realiza este trabalho com excelência o torna mais eficiente, tem uma equipe somente para este fim, economiza tempo e mostra-se a melhor forma pois, estuda e conhece o perfil empresa e o perfil da vaga, indicando profissionais compatíveis as pretensões empresariais, favorecendo o alcance de metas estratégicas da empresa.

 

Aplicação de Gestão de Pessoas
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Os profissionais responsáveis pelo setor de Gestão de Pessoas devem focar em criar políticas de convivência entre funcionários e superiores, transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos, prezar pela comunicação interna efetiva e criar iniciativas de valorização dos colaboradores, atuando para que eles estejam sempre engajados e motivados.

 

Benefícios
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Atuar na gestão de benefícios, de forma que estejam sempre alinhados com as expectativas dos profissionais. A Gestão de Pessoas deve realizar pesquisas de mercado além da de clima organizacional, pois esses recursos são ferramentas que municiam a Gestão de Pessoas para que a tomada de decisões esteja de acordo com as necessidades dos funcionários, sem prejudicar o orçamento empresarial e nivelada com o mercado externo.

Lembrando que os benefícios não são, necessariamente, um plano de academia ou um vale-cultura — essas bonificações podem ser estendidas de acordo com o que mais motiva o colaborador. Alguns exemplos que podemos citar são: uma folga no dia do aniversário, um dia de trabalho home-office, uma sexta-feira com meio período etc.

As possibilidades são infinitas, basta que o líder da equipe esteja atento à sua equipe e sempre alinhe o melhor para ambos. Ir além das possibilidades óbvias faz parte da estratégia de um setor de Gestão de Pessoas competente e dinâmico.

 

Manutenção da Gestão de Pessoas
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Com uma contratação eficiente, o maior desafio da Gestão de Pessoas é manter esse talento.

Mesmo com a crise econômica do país, existem ofertas de emprego atraentes, e os melhores profissionais sempre estarão sob os olhares dos headhunters, portanto, a tarefa da Gestão de Pessoas não é simples — reter os melhores talentos e mantê-los engajados e motivados exige muita dedicação e o acompanhamento da trajetória do profissional dentro da companhia.

 

Desenvolvimento pessoal e corporativo
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A Gestão de Pessoas deve prever o futuro do profissional na empresa, mas isso não é uma questão de adivinhação. E sim de planejamento estratégico e plano de carreira.

A avaliação de desempenho é a principal ferramenta de acompanhamento da carreira do colaborador. Para isso, é necessário que se faça e siga um cronograma. A fim de que essas análises não se percam e fiquem sem o retorno esperado.

Quando a empresa investe no desenvolvimento do funcionário, automaticamente toda a companhia é beneficiada. Pois o colaborador se sente motivado e agrega ainda mais valor à organização, gerando mais produtividade e lucratividade.

 

Monitoramento de métricas e estratégias
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A Gestão de Pessoas há muito deixou de ser um setor operacional e está cada vez mais atualizado. Utilizando ferramentas responsáveis por medir as tarefas de sua responsabilidade. Ao refletirmos sobre a frase “tudo o que é medido pode ser melhorado.” Chegamos à conclusão de que as melhores estratégias surgem quando visualizamos em que ponto está o problema.

O impacto positivo causado pela intervenção nas situações que prejudicam a organização é um grande aliado na redução de custos. Erros nos processos e retrabalhos, fortalecendo a marca do GESTÃO DE PESSOAS perante os colaboradores e gestores.

Monitorar as estratégias contribui para uma maior efetividade nos resultados da empresa.

 

Continuamos com mais informações na próxima segunda dia 17/06/2019, até lá.

Enquanto isso caro parceiro, se houver alguma dúvida ou deseja falar conosco sobre a matéria ou qualquer outro assunto, cadastre-se no site informando o motivo do contato ou nos contate pelo WhatsApp pelo número – 65 -98102-0010.

Um abraço.

Paulo Slobodzian

Diretor e Fundador

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