para empresaserviços

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

O Fluxograma de processo é uma ferramenta fundamental para se conhecer o processo como um todo, e para isso ele precisa ser bem feito, ser ao mesmo tempo completo e sucinto para que todos entendam, desde os diretores até os operadores. Como eu já vi escrito “Uma foto vale mais do que mil Palavras.”, e isso nada mais é do que facilitar a vida, simplificar o processo, mostrar suas entradas e saídas.
Ele é fundamental na implantação dos SISTEMAS DA QUALIDADE, neste processo o fluxograma se faz necessário e entre outras coisas diz o seguinte “A organização deve determinar: as entradas requeridas e as saídas esperadas para esses processos e a sequencia e interação desses processos”. Além disso a informação documentada se faz necessária.
O fluxograma possui símbolos de fácil identificação das etapas do processo, como início, fim, decisão, fluxo, etapa, entre outros, e isso nos ajuda a entender onde cada pequena etapa acontece.

OBJETIVO

O Fluxograma permite:
Identificação das falhas processuais; Verificação e aprimoramento do processo decisório; Identificação de possíveis problemas de comunicação e definição de responsabilidades; Detecção de retrabalhos; Verificação de etapas burocratizadas em excesso; Detecção da utilização incorreta de recursos; Inserção de metodologias de medição de resultados de cada atividade; Implantação de Metodologia para Melhoria Contínua nos processos; Integração dos objetivos da Organização com os objetivos individuais de cada área, identificação de possíveis prejuízos e suas repercussões negativas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios