Blog

Os 6 pilares do líder moderno – Liderança Eficaz

Acompanhe agora a nossa lista dos principais pilares para uma liderança eficaz!

Primeiro, precisamos entender o que realmente é liderança. 

De modo simplificado, é a capacidade que um profissional possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe geradora de resultados.  

O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar pessoas, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente com entusiasmo para alcançarem suas metas e objetivos, sempre explorando individualmente cada membro da equipe, desenvolvendo ainda mais os seus pontos fortes e equilibrando seus pontos fracos 

Porém, a liderança pode ser complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve possuir ao menos os seis pilares que sustentam toda essa essência. Para gerir os colaboradores e a equipe, esse deverá ser capaz de desenvolver seus liderados atendendo expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhando com os interesses e cultura das empresas. 

1º PILAR – Relacionamento Interpessoal: 

Relacionamento interpessoal é um conceito do proveniente da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. 

Nas organizações, para o líder, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um ótimo ambiente dentro da empresa e traz unidade dentro das equipes, o que pode resultar em um aumento da produtividade. No trabalho, esse relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros (empatia), quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), são cordiais e têm um sentido de ética. 

Para isso existem algumas habilidades que devemos desenvolver, como segue abaixo: 

CONHEÇA-TE A TI MESMO 

O autoconhecimento proporciona diversas vantagens ao indivíduo. Com ele, é possível descobrir as principais qualidades e capacidades, o que pode ser melhorado e até o caminho para a realização pessoal e profissional. Então, que tal começar a conhecer a si mesmo? As perguntas certas podem ser bem úteis nessa missão. Veja algumas e busque as respostas no seu interior! 

 

  1. O que te faz feliz? 

Essa questão diz muito sobre você. É ela que vai evidenciar o que você gostaquais as atividades que lhe dão mais prazer e até mesmo os trabalhos que o deixariam mais feliz profissionalmente. 

Sendo assim, se precisamos conhecer a nós mesmos em diversos aspectos, descobrir o que traz a felicidade é o melhor jeito de iniciar. 

  1. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Já conhece quais são as suas qualidades, dons e habilidades? Descobrir o que você faz de melhor é essencial para ressaltar os seus pontos fortes e usá-los ao seu favor. Caso tenha dificuldade em descobrir isso, peça a opinião de colegas de trabalho, amigos ou familiares. Eles podem ajudar muito neste quesito, mas calma, sempre compare as opiniões e reflita. 

Aproveite e se atente aos seus pontos negativos, dificuldades e defeitos que precisam ser estabilizados. A partir disso poderá desenvolver novas habilidades e trabalhar o que for necessário para se tornar uma pessoa melhor. 

  1. Quais são os seus valores? 

Estar ciente dos seus valores ajuda e muito no processo de autoconhecimento, porque são eles que norteiam as suas escolhas, sejam elas pessoais ou profissionais. Descubra quais são eles e se aproxime mais do autoconhecimento. 

Quando encontrar a resposta, estará diante da sua verdadeira essência e de tudo o que considera mais importante. 

  1. Qual é seu propósito de vida?

Você aceita a premissa de que todo mundo tem uma missão? Independentemente da resposta, identifique seu propósito nesta vida, ou seja, o motivo pelo qual você se levanta e faz o que faz todos os dias, essa questão pode auxiliar nas suas escolhas e até contribuir com a sua felicidade. 

Porém, para conhecer a si mesmo de uma forma mais completaacredito que você precise questionar-se em assuntos mais profundos, como: 

  • Os meus talentos estão sendo usadode forma adequada? 
  • Qual a minha contribuição para a humanidade?
  • Quais atividades me fazem relaxar?
  • O que eu defenderia com todas as minhas forças?

Essas questões, com certeza vão ajudá-lo em seu propósito de vida. 

  1. Qual legado você quer deixar? 

Finalizando, e para garantir que o autoconhecimento realmente gere ótimos resultados na sua vida, reflita sobre o que você quer deixar como legado. E como vai querer ser lembrado em sua existência. 

As respostas as essas questões mapearão o rumo a uma vida mais feliz, completa e do jeito que você deseja e merece. 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios