para empresaserviços

OUTPLACEMENT

Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o benefício de todos os envolvidos.

Aplicado após a demissão, esse serviço tem o objetivo de ajudar o profissional a se recolocar no mercado de trabalho.

A ideia é oferecer apoio e assistência em um momento de transição, dificuldade e incerteza.

Normalmente, o outplacement é contratado justamente pela empresa que demitiu o funcionário, para auxiliá-lo em seus próximos passos.

Esses são os passos para sua perfeita utilização e é composto por 3 etapas:

  1. PLANEJAMENTO DA DEMISSÃO

Tudo começa antes mesmo de o funcionário ser comunicado sobre a sua dispensa.

A empresa contrata uma consultoria especializada em outplacement. Hoje já atuam no Brasil várias empresas do ramo, tanto nacionais quanto internacionais.

Junto com essa equipe é feito um estudo completo para definir como deve ser feito o desligamento daquele colaborador, de acordo com o seu perfil pessoal e profissional. Nesse momento, são detalhados os argumentos que serão apresentados ao profissional, a duração de todo o processo, se ele será feito individualmente ou de forma coletiva, qual a melhor data para iniciá-lo, entre outros aspectos que sejam relevantes.

Essa fase é fundamental para que todo o procedimento seja totalmente transparente, deixando claro para o empregado por que realmente ele está sendo dispensado.

 

  1. ANÚNCIO DO DESLIGAMENTO DA EMPRESA

Essa é a hora de ficar frente a frente com o colaborador e informar a ele, em uma conversa muito clara e objetiva, que está sendo desligado e por qual motivo.

Além de todos os aspectos previstos no planejamento da demissão, é imprescindível informar ao profissional qual será o valor do acerto a que ele tem direito e os benefícios trabalhistas, como férias proporcionais, FGTS etc.

 

  1. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A terceira e última etapa do outplacement consiste na orientação propriamente dita para que o profissional consiga um novo emprego no menor tempo possível e com o mínimo de impacto.

Veja as principais ações desenvolvidas com o colaborador nessa fase:

  • construção ou reestruturação de um currículo claro, atraente e objetivo;
  • análise da rede de contatos da pessoa e indicação daqueles que são os nomes que poderiam beneficiá-la na sua recolocação no mercado;
  • realização de testes para identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas;
  • participação em palestras sobre carreira e mercado de trabalho;
  • atendimento psicológico para ajudar o colaborador a passar pela transição de carreira;
  • estudo da carreira para definir novos rumos, como uma nova área de atuação, abertura do próprio negócio, entre outros caminhos;
  • busca de empresas que combinam com o perfil do profissional dispensado e que possam absorvê-lo no seu quadro de funcionários.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO OUTPLACEMENT?

O grande diferencial desse importante processo é que ele transforma um momento complicado como a demissão em benefícios para ambos os lados: a empresa e o colaborador. Veja só que vantagens são essas:

 

REDUÇÃO DOS IMPACTOS NEGATIVOS DO AFASTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO

Ao receber diversas dicas, aconselhamento e treinamento para a recolocação profissional, o colaborador poderá conquistar uma nova vaga bem mais rapidamente do que se estivesse sozinho nesse processo.

Assim, ele não sentirá tanto os efeitos psicológicos e econômicos (como o abalo nas finanças pessoais e a perda de qualidade de vida) provocados por uma dispensa.

 

 

 

HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESLIGAMENTO

Com todo o suporte oferecido pelas consultorias de outplacement, o profissional, apesar de ter sido dispensado pela organização onde trabalhava, se sente acolhido e satisfeito com a forma como é tratado durante o procedimento de demissão.

Consequentemente, ele poderá se tornar um importante propagador das qualidades da companhia no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Além disso, essa prática mostra para os funcionários que continuam no quadro da empresa o interesse dos seus empregadores na carreira e na vida de cada um. Dessa forma, eles passam a se sentir mais seguros e motivados para desenvolver suas atividades com excelência, gerando melhores resultados.

PREPARAÇÃO PARA NOVAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO

O outplacement também oferece para o colaborador uma chance de:

 

  • repensar sua atuação profissional em busca de aspectos a serem melhorados;
  • rever metas e objetivos e/ou traçar novos propósitos a serem alcançados;
  • conhecer com mais clareza seus talentos e qualidades;
  • identificar e melhorar pontos fracos;
  • desenvolver novas habilidades que ajudarão no seu crescimento profissional;
  • ampliar o seu networking;
  • encontrar um novo rumo para a carreira.

Com todas essas ações, o profissional estará muito mais preparado para aproveitar melhor novas oportunidades que forem surgindo na sua área de atuação ao longo da carreira.

 

FORTALECIMENTO DA IMAGEM DAS EMPRESAS

Ao auxiliar um empregado demitido a buscar a recolocação profissional no mercado, a organização cumpre ainda uma parte importante do seu papel social.

Essa atitude gera uma imagem institucional muito positiva, tanto dentro da companhia (diante dos seus funcionários) quanto externamente (em relação a parceiros, fornecedores, clientes etc.).

Afinal, que empresa não quer ser bem-vista pela sociedade, com uma imagem cada vez mais fortalecida e valorizada?

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios