Valores, cultura empresarial, produtividade, profissionais qualificados, resultados, lucros, desempenho, satisfação, esses são apenas alguns dos aspectos que todo gestor busca para alcançar o sucesso de seus negócios.
As empresas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. São seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado. Por isso é tão importante investir na chamada Gestão de Pessoas.
Este departamento é responsável por administrar e comandar profissionais dentro das organizações. É ele quem dissemina a cultura da empresa, implementa processos internos e benefícios, promove o desenvolvimento e aprimoramento profissional, dá suporte para que os colaboradores executem suas atividades com excelência, resolve conflitos, propõem e elabora mudanças, retém novos talentos, supervisiona comportamentos, avalia desempenho, planeja e controla cargos e salários etc.
É fundamental que as organizações pensem e invistam em seus profissionais proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo, oferecendo capacitação e oportunidade de desenvolvimento, estimulando a motivação e o bem-estar para que, assim, todos trabalhem com mais afinco e proporcionem maiores resultados.
A gestão de pessoas é uma atividade essencial para o alcance dos objetivos de uma empresa, independentemente de sua área de atuação ou de sua estrutura organizacional. Esta é uma ação relevante não apenas para a adequação às questões trabalhistas, mas também para a realização de atividades estratégicas essenciais à organização.
A Gestão de Pessoas atende às questões que proporcionam diversos ganhos à organização. Dentre as principais funções, podemos citar:
- Ajudar a organização a atingir sua missão;
- Propiciar meios para a realização dos objetivos da empresa;
- Atribuir equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos colaboradores;
- Gerir a produtividade e a qualidade;
- Criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional;
- Desenvolver e reter talentos;
- Garantir a motivação e o comprometimento dos colaboradores;
- Garantir um ambiente de trabalho saudável;
- Gerir mudanças organizacionais.